Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Como ajudar no desenvolvimento do Linux?

Como ajudar no desenvolvimento do Linux?

O Linux é, sem dúvida, um dos maiores projetos de código aberto que a indústria da tecnologia já teve conhecimento. Parte de seu sucesso se deve à ideia de seus fundadores, de unirem mentes curiosas e criativas e promoverem a colaboração em larga escala. Hoje, o Linux conta com uma comunidade bem ativa, composta por milhares de desenvolvedores que evoluem o código e criam soluções para os mais diversos ambientes em que ele é utilizado.

Mas como unir-se à essa comunidade e ajudar no desenvolvimento do Linux? Esta é uma pergunta recorrente, feita geralmente pelos indivíduos interessados em apoiar a evolução do código aberto por meio de suas habilidades de programação. Se você também tem dúvida sobre isso, então aproveite para ler o nosso post e conhecer algumas maneiras de apoiar o desenvolvimento do Linux e ajudá-lo a evoluir ainda mais.

7 maneiras de ajudar no desenvolvimento Linux

1. Participar de fóruns e responder as dúvidas de desenvolvedores
A primeira maneira de apoiar o desenvolvimento do Linux é participando de fóruns oficiais ou não e ajudando outros desenvolvedores – especialmente os iniciantes – a sanar suas dúvidas a respeito do código aberto. Vale lembrar que você não precisa ser um especialista para fazer comentários em um fórum. Basta ter uma experiência igual ou parecida com a que um ou vários membros tiveram e relatar o que fez para sanar a questão.

2. Criar um blog ou se tornar colaborador em um
Se você lida há algum tempo com o Linux, então uma ótima forma de ajudar na evolução do projeto é criar um blog pessoal ou se tornar colaborador em algum outro. Nele, você poderá compartilhar coisas que aprendeu, problemas que enfrentou e o que fez para contorná-los. Se não quiser arcar com custos de hospedagem, então aproveite para utilizar o WordPress.com para desenvolver seu blog gratuitamente.

3. Compartilhar notícias e tutoriais que encontrar na internet
Caso esteja lendo alguma notícia ou tutorial que encontrou em algum site, blog ou fórum, aproveite para compartilhá-lo para outros desenvolvedores. Independentemente do meio que você usará para fazer o compartilhamento – e-mail, redes sociais, blog pessoal, etc – o mais importante é ajudar outros indivíduos. Isto também fará com que a página que fez a postagem atraia mais visitantes e motive o seu criador a continuar escrevendo.

4. Relatar erros ou falhas que foram encontrados
Os erros ou falhas no software, mais conhecidos pelos desenvolvedores como ‘bugs’, podem impactar negativamente a experiência dos usuários. E independentemente do nível de garantia de qualidade do software, sempre haverá a possibilidade de bugs serem encontrados. Por isso, se você detectar um bug em algum aplicativo, por exemplo, aproveite para relatá-lo para os responsáveis. Isto pode ser feito através de uma página que eles disponibilizam.

5. Corrigir bugs usando suas habilidades de programação
Além de relatar bugs, você também pode colocar suas habilidades de programação em prática para corrigi-los, caso estejam presentes em um software de fonte aberta. Se você está ainda está aprendendo a programar, então esta é uma ótima maneira de aprender e ainda ajudar no desenvolvimento do Linux. Dá até para ganhar recompensas financeiras com a correção de bugs em sites. Algumas companhias chegam a pagar US$ 5.000 ou mais para quem ajudá-las. /

6. Traduzir aplicativos e distribuições
Você domina outras línguas diferentes do português, como inglês, espanhol ou francês? Então pode apoiar a evolução do Linux traduzindo suas distribuições e aplicativos de código aberto, que são, em sua grande maioria, desenvolvidos na língua inglesa. Ao traduzi-los para outros idiomas, você acaba ajudando a divulgar as distribuições e os aplicativos para outros desenvolvedores que não dominam o inglês.

7. Fazer doações para manter as distribuições funcionando continuamente
Antes de um indivíduo baixar alguma das distribuições Linux, uma mensagem aparece para ele antes do efetivo download, solicitando uma ajuda financeira. Mas ele tem a opção de ignorar a mensagem e baixar a distribuição que deseja gratuitamente. Esse pedido de doação é feito porque algumas distribuições contratam uma equipe em tempo integral, que fica responsável por mantê-las em pleno funcionamento e continuar disponibilizando novos recursos.

Por isso, se você utiliza alguma distribuição Linux ou algum software de código aberto há algum tempo, recomendamos que ajude o seu desenvolvimento doando recursos financeiros. Dessa forma, você estará apreciando o trabalho dos profissionais envolvidos, incentivando-os a continuar a trabalhar no desenvolvimento Linux e reduzindo as chances do software ou da distribuição ser extinta simplesmente por falta de recursos financeiros para mantê-la.

E você, já está apoiando o desenvolvimento do Linux? De que forma está fazendo isso? Conte para a gente nos comentários e compartilhe este post com seus amigos!

8 coisas que deixam seu Linux mais prático que o W...
7 passos iniciais pra ajudar na sua migração pra L...

Artigos Relacionados