Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Comunidades Virtuais e aprendizado - o que voce pode tirar delas

Comunidades Virtuais e aprendizado - o que voce pode tirar delas

Antes de tudo, você sabe o que é uma comunidade?

Uma comunidade é definida por ter um local onde seus membros possam trocar ideias, que tenham os mesmo interesses e queiram participar da criação de uma mesma obra. Essa definição universal de comunidade também se aplica às comunidades online.

Da necessidade de formatar um computador à configuração de uma rede completa. Tudo pode ser encontrado em fóruns e comunidades virtuais (ou comunidades online), locais onde divide-se conhecimento e constroem-se relações profissionais reais.

Quanto mais as pessoas participam, mais os demais usuários se sentem motivados a ajudar e comentar postagens. Os comentários, em forma de feedback, acabam por ser o pagamento por determinado auxílio. Vejamos outros benefícios de comunidades virtuais e como podem ajudá-lo no aprimoramento de sua formação.

Benefícios das comunidades virtuais

A melhor coisa das comunidades virtuais são seus usuários. Mesmo em tópicos antigos e sem solução, os usuários mantem as pergunta vivas e trazem alternativas enquanto a solução não é encontrada.

Eis alguns motivos que levam pessoas a participar de comunidades virtuais:

Socializar: conhecer pessoas que compartilham seus interesses e que podem oferecer serviços úteis se necessário.

Trabalhar em conjunto: aqui está o que mencionamos antes, pessoas que querem resolver o mesmo problema.

Conversar sobre assuntos em comuns: dentro de um mesmo fórum, geralmente há tópicos separados (chamados offtopic) onde pode-se conversar de tudo sem que os moderadores removam ou desloquem o seu post.

Apresentamos então a figura do moderados. Pessoas que mantém a comunidade organizada e séria, sendo respeitados por isso. São pessoas de extrema importância que geralmente não recebem nada para realizar tal tarefa.

Comunidades online se beneficiam da atual mobilidade presente na mão de todos, tornando possível a consulta e participação de qualquer lugar e a qualquer hora.

Em algumas comunidades existe ainda um sistema de pontuação, que vai elevando o rank dos usuários. Ver um usuários com rank alto respondendo sua pergunta certamente dá uma credibilidade maior àquela resposta.

Há comunidades que requerem um cadastro mais completo, e até mesmo o cadastro no conselho da classe profissional. Naquelas que não são tão rígidas, apesar do anonimato, os usuários também gostam de ser reconhecidos pelas suas contribuições. 

A vantagem do anonimato é a possibilidade de participação em grupos que tradicionalmente a pessoa não seria bem recebido. Um exemplo extremo disso é um homem participar do debates feministas em um faculdade. Já na comunidade virtual, esse homem contribuiria com suas ideias e seria aceito dessa forma.

Aprendizado e evolução profissional em comunidades virtuais

Estudantes de TI não podem pensar que o aprendizado acabou quando saírem (ou saíram) da faculdade. A vida de profissionais ligados à tecnologia é um constante estudo, já que com novas tecnologias surgem novos problemas.

Desde muito cedo em sua formação acadêmica, estudantes de cursos tecnológicos realizam pesquisas na internet para tirar dúvidas. Não raras vezes, este futuro profissional cai em um fórum com pessoas que têm os mesmos problemas, e o que é melhor, uma grande quantidade de outras pessoas dispostas a ajudar.

Até mesmo cursos EAD incentivam seus alunos a questionarem etrocarem experiência em comunidades virtuais do próprio curso. Isso diminui a cargaem cima de professores e auxiliares, favorecendo a interação entre alunos.

A utilização constante da comunidade leva o usuário a ter essa atividade como parte do seu dia-a-dia, levando-o a entrar mesmo quando não possui dúvidas, mas também para buscar referências para os mais diversos assuntos.

Outra característica de comunidades virtuais são as recomendações e análises técnicas, extremamente importantes para profissionais que já atuam no mercado.

Participar de uma comunidade específica ainda tem outros benefícios. Os usuários falam a língua da especialidade em questão, então toda informação flui de forma muito mais fácil, e dessa maneira você ainda explica suas dúvidas e elabora questões de forma mais precisa.

Esse cenário mostra o que é uma comunidade virtual e como são importantes para a formação de futuros profissionais e até mesmo para a solução de problemas de profissionais de TI experientes.

Para resumir, as cinco principais motivações para um profissional/aluno participar de uma comunidade virtual são:

  • Ir direto ao ponto na questão que deseja ter respondida.
  • As pessoas falam sua língua.
  • Evolução como profissional e como usuário na própria comunidade.
  • Tem suporte especializado mesmo em áreas específicas.
  • Obtém respostas confiáveis.

Estas vantagens já podem te levar direto a participar de comunidades, agora imagine a satisfação em auxiliar outras pessoas que, como você, buscam respostas.

Como última dica, escolha uma comunidade séria com usuários sérios  para não perder tempo com soluções e conhecimentos que não funcionarão.

Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário!

Continue acessando nosso blog para saber mais sobre inovação e mercado de trabalho!

Funcionalidades deste ambiente colaborativo
Principais Funcionalidades do Docker

Artigos Relacionados