Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Conheça 12 dicas de jogos para Linux

Conheça 12 dicas de jogos para Linux

Você já sabe que o Linux é um sistema operacional completo e confiável para usos corporativos e, especialmente, para os servidores da sua empresa. Mas você sabia que o Linux também é um excelente sistema operacional para o usuário comum, que deseja usar o computador para se divertir nas horas vagas? Pois é verdade! E, para demonstrar isso, hoje vamos apresentar 12 opções de games para Linux que estão disponíveis na web.

Jogos FPS para Linux

FPS, ou “first person shooter”, são os populares games em que o jogador assume a posição de um atirador para derrotar inimigos com estratégia e artilharia pesada. Entre os jogos de FPS disponíveis para Linux, podemos citar os seguintes:

OpenArena: Game desenvolvido com base no jogo Quake, que permite partidas single player e multiplayer. 

Alien Arena: O diferencial deste game é que ele incorpora uma contextualização de ficção científica.  

Assault Cube: Este game é baseado no jogo Cube e divide os jogadores em facções. É possível jogar contra a máquina ou contra outros jogadores, online.

Blood Frontier: Um game original de alta qualidade, que traz funcionalidades inéditas, como a possibilidade de alterar o cenário durante a partida.

Jogos de RPG para Linux

RPG, ou “role playing game”, são games em que o jogador entra na pele de um personagem (que, muitas vezes, ele mesmo cria) para completar missões, interagindo com outros personagens em um cenário relativamente aberto. Entre os jogos de RPG disponíveis para Linux, podemos citar os seguintes:

Daimonin: Um RPG que traz todos os elementos encontrados nos jogos populares, lembrando a estrutura encontrada no clássico Diablo I da Blizzard.

Eternal Lands: Eternal Lands é jogado exclusivamente online, nos moldes de MMORPGs, como Ragnarok. 

Planeshift: Criado usando o engine Crystal Space, este MMORPG 3D traz diversos cenários que o jogador pode explorar ao criar seu personagem.

X Ultima 4: Este game é uma releitura do Ultima IV, um game dos anos 1980. Os gráficos ao estilo bits vão agradar quem gosta de games antigos. 

Puzzles para Linux

Quem gosta de jogar casualmente, em geral prefere os puzzles – jogos que têm como objetivo resolver um problema, um quebra-cabeças. Exemplos de puzzles famosos são os games antigos Paciência, Tetris e Campo Minado, ou as versões modernas Candy Crush e Dots. Entre os puzzles disponíveis para Linux, podemos citar os seguintes:

Billard: Puzzle de bilhar com as regras tradicionais do jogo. Encaçape todas as bolas para ganhar.

PySol: Puzzle que contém mais de 100 versões de Paciência, com músicas e gráficos para deixar o jogo mais divertido.

Frozen Bubble: Puzzle cujo objetivo é colidir bolhas coloridas, estourando o maior número possível para marcar pontos. Tem mais de 100 níveis no modo single player.

Second Life: O Second Life não é um puzzle, mas também é outro tipo de game casual. É um game de simulação, em que você cria um avatar e interage com outros jogadores em situações cotidianas, como trabalho, compras, lazer e relacionamentos.

Essa lista é apenas o começo. Em fóruns do Linux pela web, você consegue encontrar centenas de diferentes games desenvolvidos para este sistema operacional. Ou seja, além de ser completo e confiável, o Linux também é multimídia e uma alternativa para a diversão do usuário, com games de todos os tipos.

Quer saber mais sobre o Linux e as soluções que ele oferece para usuários pessoais e corporativos? Então, acompanhe os artigos do blog Linux Solutions! Aproveite e fique também por dentro do coletivo Semana do Linux, voltado para discussões e troca de informações sobre este sistema operacional.

7 passos iniciais pra ajudar na sua migração pra L...