Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Drupal 8 no Contêiner Docker

Drupal 8 no Contêiner Docker

Você que gosta deste tema CMS - Content Management System vai gostar deste  artigo>

Nele eu mostro as caracteristicas do Drupal 8 e como acessar o projeto no Github.

Acompanhe!

Drupal 8 no contêiner Docker

O Drupal é um CMS – Content Management System bastante conceituado e utilizado em mais de um milhão de Web Sites – https://www.drupal.com/showcases. A versão 8 está em desenvolvimento desde 2011 e está sendo liberada agora em novembro de 2015. O motivo de ter demorado tanto é o fato de ter sido reescrito em cima do Framework Symfony .

Além do Drupal prover uma infraestrutura para Gerenciamento Facilitado de Conteudo ele implementa um conceito bastante interessante chamado Drupal Distributions que fornece instalações completas pré-configuradas, permitindo aos usuários fazer uma configuração rápida de um site Drupal completo com um dado conjunto de funcionalidades prontas pra uso.

Dado todas estas vantagens resolvi criar uma imagem Docker para Drupal 8. Como até o momento ainda não saiu a versão final estou usando a RC4 – Release candidate 4 nesta primeira versão da Imagem mas atualizarei em breve assim que a versão final for liberada. Enquanto isso você leitor, já pode ir experimentando as funcionalidades da versão 8 pré-release.

Para facilitar a vida dos usuários desse contêiner Docker instalei também o Drupal Console que é um conjunto de ferramentas que executam numa command line interface – CLI – e serve para gerar código e interagir com instalações Drupal 8.

Você pode ter acesso a esta imagem em https://github.com/joao-parana/jessie-drupal de onde poderá clonar o repositório e fazer o build da imagem usando as instruções disponíveis na página do repositório.

Deixe seus comentários aqui no Blog ou crie uma issue em https://github.com/joao-parana/jessie-drupal/issues com sugestões ou no caso encontrar algum erro.

Espero que você se divirta com o Drupal 8!

Artigo baseado no link.

E você, utiliza o Docker?? Compartilhe conosco suas experiências, comentando abaixo:

Segurança da Informação - Família ISO 27000
Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL