Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Por que usar softwares livres gráficos?

Por que usar softwares livres gráficos?

Você é um daqueles profissionais da área gráfica que sempre quis conhecer o linux? Bem... eu também era um desses profissionais, sempre tive aquela vontade de conhecer e utilizar linux, sempre ouvia falar que era mais seguro, mais rápido, não travava e principalmente não pegava vírus.

Parecia ser sensacional, eu precisava conhecer, mas sempre me surgia um questionamento, e como vai ser para mim continuar produzindo meus trabalhos, o corel não roda aqui e o photoshop também não, como vou fazer para desenvolver meus trabalhos, terei que ficar alternando entre os sistemas operacionais?

O Inkscape

Envolvi-me com a comunidade e fazendo algumas rápidas pesquisas cheguei a dupla que me colocaria definitivamente como usuário do tão afamado Linux, são eles o inkscape e o gimp, esses softwares seriam para mim o que o corel e o photoshop eram, um editor de imagens (bitmap) e um editor de gráficos vetoriais (vetor), o inkscape tem uma interface bastante familiar correspondendo ao que se pratica em todos o mercado de softwares de criação de imagens vetoriais, para se ter uma ideia as interfaces do illustrator, corel e inkscape são bastante similares e isso diminui sensivelmente a curva de aprendizado em uma migração.

Com pouco tempo de investimento em aprendizado e adaptação em softwares gráficos livres como Gimp e Inkscape é possível que a pessoa interessada se torne produtiva e capaz de desenvolver trabalhos profissionais e muito interessantes, provavelmente alguns usuários sentirão a migração como algo complexo mas isso com certeza é somente uma visão superficial.

Com o tempo me tornei tão fluente nesses dois softwares que abandonei completamente o uso dos softwares antigos e instalei mesmo nas estações windows do local que eu trabalhava e dessa época para cá venho desenvolvendo meus trabalhos gráficos exclusivamente com softwares de código aberto e as vantagens são muitas, dessas vantagens posso dizer: são mais leves (tamanho em memória), são mais pequenos (tamanho do download), são de graça, isso mesmo totalmente grátis, esqueça pagamentos de licenças exorbitantes, esqueça cracks e afins, o software é completamente grátis e você pode usa-lo para qualquer fim que desejar (comercial, pessoal, etc) essas são algumas das vantagens em usar esses softwares, sem contar que rodam em linux, windows, MacOs.

Usar software livre garante inclusive sua segurança, garante diferencial de mercado e com certeza te poupa dinheiro, então essa é minha dica para você querido amigo que deseja conhecer o linux mas acha que vai sentir falta dos seus softwares gráficos, aqui tenha certeza que você terá o que precisa para continuar produzindo e se divertindo.

Softwares Livres Gráficos:

Se eu tivesse que fazer uma pequena lista com motivos para você usar o inkscape e o gimp eu colocaria os seguintes itens:

  1. Velocidade: O gimp e o Inkscape são notavelmente mais velozes que seus concorrentes da categoria, e isso acredito que se deve a correções rápidas em fatores que podem causar algum gargalo de memoria, como os lançamentos são em intervalos menores e corrigindo com prioridade falhas de segurança ou falhas que causem lentidão, esses software apresentam vantagem em desempenho.
  2. Preço: Quando se fala em preço a diferença é substancial uma vez que os softwares livres Gimp e Inkscape podem ser baixados gratuitamente da internet, sem nenhum tipo de pagamento de licença ou assinatura de qualquer natureza.
  3. Atualizações: As atualizações de softwares de código aberto não seguem um modelo de acumulação de novidades para um lançamento badalado, em sua maioria fazem atualizações periódicas corrigindo falhas e adicionando melhorias aos softwares isso forma um software robusto e sempre atual, sem contar o esforço em não quebrar a compatibilidade a a interface do software.
  4. Tamanho: Quando de fala em tamanho, é possível notar um tamanho bem reduzido em relação aos concorrentes da categoria, para se ter uma ideia, não chegam a atingir os 100mbs de tamanho em seus instaladores, isso deixa uma vantagem enorme pois a facilidade de aquisição e download são incentivadoras.
  5. Flexibilidade: Softwares de código aberto normalmente convivem pacificamente com formatos proprietários de arquivos, um exemplo é a capacidade do gimp em lidar com arquivos do photoshop ou ainda a capacidade do inkscape em lidar com arquivos produzidos no corel draw ou ainda no illustrator. E ainda exportam seus arquivos para uma variada gama de formatos.

Em um outro artigo vamos falar comparativamente entre inkscape e seus concorrentes proprietários.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco ou deixe um comentário!

Continue acessando nosso blog para saber mais sobre software livre e soluções de TI.

LibreOffice ou MS Office, qual escolher? E por quê...
Especialização em Linux vale a pena?