O grande mercado de Ti existente no Brasil está em expansão e as habilidades desejadas pelos contratantes fundamentam-se cada vez mais no pensamento crítico e menos em receitas de bolo.
Nesse cenário, especialistas destacam-se por entenderem os pontos principais dos projetos, principalmente, os caminhos que devem ser tomados, caso alga dê errado. Dentre as especializações, existe a especialização em Linux, que torna o profissional ainda mais focado nessa característica de entender o problema a fundo.
Vejamos como isso está presente no panorama atual de mercado, porque o mercado precisa de especialistas e Linux e as principais áreas de atuação.
Panorama do mercado atual
No momento, as empresas buscam por profissionais certificados. Dessa forma pode-se agregar valor ao produto. Em pesquisa da IDC, foi previsto que a área de TI excederá o PIB do país, e deve terminar este ano de 2015 como o sexto setor com mais investimentos (com aumento de 7,3%).
Contudo, a companhia SOFHAR Gestão & Tecnologia aponta que esses investimentos trarão com a demanda um recrutamento mais rígido por parte dos RHs. Dentre as habilidades esperadas para o profissional de estão a capacidade de acertar da primeira vez, entregar o serviço com a qualidade aferida e fugir das coisas irrelevantes.
Por que o mercado precisa de especialistas em Linux
Um padrão decorre de um conjunto de normas, que torna possível a reprodutibilidade e armazenamento de informações em arquivos. Tira também do conceito de caixa preta existente em padrões proprietários como os do MS Office e permite a verificação do que realmente acontece em um arquivo.
Essa demanda irá crescer graças às características dessa plataforma. Maior velocidade, economia em licenciamento, facilidade na administração e na atualização, são algumas dessas características. Existem ainda previsões sobre a utilização futura dos ambientes Linux, como:
- Possibilidade de manipulação de grande volume de dados, impactando em tendências como Cloud, Big Data e IoT.
- Captura de mercado, com a utilização de servidores de forma colaborativa.
- Maior impacto na área onde Linux já domina: automação residencial e automobilística.
- Maior impacto em Mobile, por ser uma solução de e para usuários.
Áreas de atuação para profissionais especializados
As vagas para o profissional especializado em Linux vão do desenvolvimento (analista, arquiteto, programador), suporte (técnico ou analista) e segurança (uma das áreas que estão mais visíveis no momento graças a tendência mobile).
Essas vagas giram em torno de algumas áreas com os seguintes assuntos:
- Controle de internet: autenticação de acessos, qualidade do serviço, redes, redundância de links.
- Firewall: IpTables, firewall de software implementados em máquinas Linux.
- Servidor de arquivos: máquinas virtuais, redes, integração.
- Banco de dados: instalação, otimização, backup.
Independente do sistema operacional ou da plataforma tecnológica, o mercado anseia por bons profissionais. Capacite-se e crie uma postura profissional, que certamente seu futuro na área de tecnologia estará garantido.
Em sua empresa existe a necessidade de profissionais Linux? Deixe um comentário.
Continue acessando nosso blog para saber mais sobre TI e capacitações Linux.