Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Games no Linux: entenda o que é o steam play!

Games no Linux: entenda o que é o steam play!

Aqui está uma série sobre jogos no Linux. Isso pode interessá-lo para suas atividades de lazer ou para atividades em contextos coletivos (bibliotecas de mídia, MJC ...) que usam Linux para sua segurança. Este primeiro artigo tratará da plataforma Steam, editada pela Valve.

Linux e Steam

Quer fazer um teste com os jogos do Linux e não quer perder o acesso aos seus jogos favoritos do Windows? Aqui está um guia simples e prático para realmente usar o Steam Play.

Em primeiro lugar, o que é o Steam Play?

Simplificando, é um recurso que permite executar jogos do Windows no Linux, diretamente por meio do cliente Steam Linux nativo, como qualquer outro jogo. Anunciado pela Valve ( aqui ) em agosto de 2018, ele se agrupa outros projetos como Wine , DXVK e mais sob o nome de Proton. Steam Play é a funcionalidade, Proton é o software que você executa.

Alguns jogos funcionam perfeitamente, outros apresentam problemas graves. Além dos jogos nativos (quase 8.000 jogos), milhares de outros jogos estão funcionando atualmente! Além disso, quando você compra um jogo no Steam e o executa com o Steam Play, o desenvolvedor do jogo saberá que ele foi comprado no Linux.

Como posso verificar a compatibilidade com meus jogos do Windows?

Dê uma olhada no ProtonDB . Entre no jogo que deseja ver e você verá uma classificação que varia de Platinum a Gold, em seguida, Silver, Bronze e Borked.

Se um jogo for classificado como Platina em relatórios de usuários, você está pronto para ir. Se for classificado como Gold na maioria das vezes, ainda funcionará bem, mas pode precisar de alguns ajustes. Qualquer coisa abaixo de Gold provavelmente exigirá esforço manual ou trabalho apenas parcial.

Para ver esses rankings mais facilmente, uma extensão do Firefox permite que você adicione a menção correspondente ao ranking na interface do site Steam. 

Há também a extensão Augmented Steam , que suporta Firefox e Chrome (uma continuação do Enhanced Steam, que não é mais mantido) que adiciona um link ProtonDB para armazenar páginas e toneladas de outras coisas. Esta extensão ainda não exibe a nota.

Como eu ativo o Steam Play?

Vá para suas configurações clicando em Steam no canto superior esquerdo do cliente Steam, toque em Configurações e encontre o Steam Play na parte inferior da lista.

O que cada caixa realmente faz?

A primeira caixa ativa o Steam Play apenas para títulos que a Valve adicionou à sua lista de permissões (consulte a lista de permissões no SteamDB ). Esta é uma lista de títulos escolhidos pela Valve que devem “funcionar” com uma versão do Steam Play Valve adequada a você.

A segunda caixa permite que o Steam Play seja usado em todos os seus jogos na sua biblioteca Steam.

Você também pode forçar uma versão específica do Proton (o nome da ferramenta Steam Play) a ser usada em qualquer item da sua biblioteca Steam. 

Isso é útil por vários motivos

  • Se você não marcar a segunda caixa nas configurações do Steam Play, seus jogos com suporte para Linux e jogos para Windows permanecem em listas separadas. Isso permite que você escolha jogos individuais para experimentar.
  • Se um jogo na lista de permissões funcionar melhor em uma versão mais recente do Proton, você mesmo pode escolher isso.

Curtiu conhecer mais sobre o mundo Open-source? Acompanhe o blog Semana do Linux.

Quais são os comandos básicos do bash?
Linux Fx: uma distro que parece Windows

Artigos Relacionados