Blog Comunidade Semana do Linux

 Blog Comunidade Semana do Linux

Linux Fx: uma distro que parece Windows

Linux Fx: uma distro que parece Windows

Agora, temos no mercado uma distro totalmente nacional, que está baseada nos conceitos do Ubuntu, que é o Linux Fx, que também está chamado de Win Fx 10 WXD, ou Windows Fx. 

Essa distro chegou ao mercado para minimizar o temor em relação à atuação com uma distribuição Linux, por muitos entenderem que tem um grau de complexidade. 

Mas a realidade é que os sistemas Linux têm um grau mais elevado de complexidade desde sua criação. No entanto, a grande maioria das distros Linux foram desenvolvidas para uma utilização mais simples. 

Em alguns casos, como o Linux Fx, existe uma certa semelhança ao Windows. Que foi projetada para conseguir atrair um novo público, que já está acostumado com a utilização do S.O da Microsoft. 

Linux Fx com aparência de Windows 10: Entenda mais sobre!

Mesmo com todas as camadas de personalização, o Linux Fx é uma versão que foi baseada no Ubuntu, especialmente em relação ao Ubuntu 20,04 LTS, que garante 05 anos de suporte. 

As atualizações dessa distro ocorrerão através do Ubuntu Software Update, que também permite o uso de versões padronizadas para a atualização dos recursos disponíveis e para aprimoramento do sistema, como o Live Patch (que possibilita a instalação de patches sem a necessidade de reinicialização do sistema). 

No processo de instalação do sistema ou de configuração, tudo deve ser feito através dos comandos Ubuntu. Independente da ação, ela pode ser realizada através do Linux Fx. 

Quais são os recursos do Windows Fx? 

O Linux Fx foi desenvolvido para que os usuários tivessem uma familiaridade com a aparência e funcionalidades do Windows 10. 

No entanto, a primeira descoberta realizada é que a versão para desktop utilizada a mesma estrutura do Windows 10. 

A área de trabalho foi baseada no Cinnamon, e teve uma modificação contemplando a biblioteca de gráficos WXD, de forma que ela fosse semelhante ao Windows, na área de trabalho. 

Mas, além da semelhança com a área de trabalho, existem outras semelhanças, como a criação de aplicativos, como o LibreOffice, que tem uma grande semelhança com o Office da Microsoft. Dessa forma, a essência do Office não será perdida, e as funções são muito semelhantes. 

Na operacionalização, também houve um grande esforço por parte da equipe de desenvolvimento para torná-lo bem semelhante ao Windows. O Linux Fx já possui tudo que é necessário para dar dois cliques e executar um .exe, bem como acontece no Windows. 

O Linux Fx já está preparado para inúmeras atividades, que pode ser tanto no desk quanto online, com a navegação em diversas mídias, ou até mesmo em jogos. 

Essa distribuição Linux não modificar apenas o plano de fundo adicionando alguns ícones para aumentar a similaridade com o Windows 10. Os desenvolvedores atuaram para que fosse funcional, tanto quanto o sistema Microsoft. 

Curtiu conhecer mais sobre o mundo Open-source? Acompanhe o blog Semana do Linux.

Games no Linux: entenda o que é o steam play!
Manjaro: uma distro linux para games

Artigos Relacionados